quinta-feira, 21 de junho de 2007

Grupo Oitão Enroscado!
Formado nos dias 14/15 de Abril de 2007.

Este grupo é formado por pessoas de bem com a vida e apaixonadas por adrenalina, cujas vidas estão divididas em dois períodos: A.R e D.R - antes e depois do rapel. Além de amantes do esporte são, sobretudo, superadoras de limites!! Defina o limite... nós o superamos! :-)

Rapel de 23 andares em
um prédio de Fortaleza,
Ceará / Brasil.








RAPEL

RAPEL
Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante que deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis.
Atividade praticada essencialmente em grupo onde cada integrante deve se preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente. Vale dizer que quando os pés têm contato com a parede durante a descida utiliza-se as técnicas de Rapel em Positivo. Do contrário, quando praticado em vãos livres onde não há contato dos pés com a parede, a técnica é de Rapel em Negativo. Para cada técnica é possível realizar algumas manobras como saltos, giros e descidas de ponta-cabeça.

EQUIPAMENTO
São utilizados diversos equipamentos diferentes para cada necessidade sendo preciso estar atento a cada detalhe, revendo todos os pontos sempre.
Existem equipamentos voltados para a amarração ou ancoragem da corda de descida como os mosquetões, as fitas tubulares e as ancoragens backup's. Entre os equipamentos individuais básicos estão a cadeirinha, mosquetão, oito e capacete. Normalmente são utilizados equipamentos importados com certificação de segurança internacional, porém existem similares que possuem qualidade e certificação confiáveis.
Este conjunto adapta-se ao corpo na altura da cintura com conforto e depois de conectados à corda e travados, permitem ao praticante uma descida com velocidade controlada, sem esforço maior, utilizando o atrito entre o oito (um tipo de descensor) e a corda controlando por uma das mãos a passagem da corda pelo sistema. Não requer força, apenas determinação, um pouco de coragem e técnica sendo necessária uma formação antecipada de forma a evitar acidentes trágicos e fatais. Quem cai (por não saber utilizar corretamente os equipamentos) só cai uma vez!
As descidas devem ser monitoradas por um monitor(Segurança) no lançamento e durante a descida por outro, cuidando da segurança lá embaixo. Ele segura a ponta da corda e caso necessário a estica provocando o travamento no sistema conectado colaborando com o praticante em caso de alguma dificuldade.
É uma atividade segura que deve ser praticada com muita atenção aos princípios de segurança.

Sigam essas regras e liberem a adrenalina!!

Boas descidas!!

quarta-feira, 20 de junho de 2007

ESCALADA ESPORTIVA

Modele seu corpo com a ESCALADA ESPORTIVA.
A escalada esportiva permite que seus praticantes percam muitas calorias, mantendo o corpo saudável e bonito, com uma musculatura definida e firme, além de ser uma ótima terapia contra o estresse. Ela proporciona equilíbrio físico, mental e espiritual.

Dá para se imaginar agarrado a uma parede, a quinze metros de altura, executando movimentos suaves e graciosos? Se a resposta for não, é compreensível. Mas saiba que isso é possível, sim! Os praticantes de escalada esportiva conseguem desenvolver movimentos, com a mesma elegância e equilíbrio, seguindo vias previamente traçadas (croquis) nas paredes, superando seus próprios limites, todos os dias.
"A escalada é uma mistura da força e resistência do boxe com a sabedoria do jogo de xadrez". "A escalada esportiva é uma musculação de alta intensidade aliada, ainda, a um exercício mental de concentração, equilíbrio, técnica e resistência". Segundo alguns professores, a escalada esportiva ajuda muito a melhorar a qualidade de vida. Esse esporte proporciona equilíbrio físico, mental e espiritual, alongamento, controle da respiração, agilidade no pensar e agir; correção postural, e é uma ótima terapia contra o estresse, segundo minhas pesquisas, "Escalar modela bem o corpo. Para algumas partes, funciona quase como uma musculação. Para uma pessoa mais sedentária, a prática vai trabalhar o corpo todo. Já para alguém mais avançado no esporte o trabalho vai se concentrar, principalmente, nos membros superiores: antebraços e costas". Mas, de uma maneira geral, a escalada esportiva permite que seus praticantes percam muitas calorias, mantendo o corpo saudável e bonito, com uma musculatura definida e firme, sem falar que é uma atividade física diferente, bastante interessante para quem busca por ginástica criativa e com infinitos graus de desafios para o corpo e a mente.

ESCALANDO NAS PAREDES
A escalada esportiva indoor é praticada em paredes artificiais, de até uns 20 metros de altura, mais ou menos, que podem ser feitas de madeira, fibra de vidro, entre outros materiais, mas que representem as características de uma rocha, com saliências e feições (agarras), que possibilitem ao escalador se segurar a esta parede e, portanto, subir. As agarras são parafusadas nas paredes, que podem ser verticais (90o, retas), positivas (entre 45o a 85o , rampas), negativas (entre 90o a 140o , inclinadas para trás). Nessas agarras é que são montadas as vias, de acordo com os objetivos do route-setter (pessoa que montou a via). "As vias são grampeadas com fitas coloridas e em cada parte da parede podem ser montadas. Com as fitas, nós indicamos as agarras (onde se pisa e segura), as quais devem ser usadas naquele percurso".
Isso significa que o trajeto a percorrer poderá ser fácil, médio ou extremamente difícil. Mas totalmente seguro, pois a escalada é feita em duplas -- sempre que uma pessoa escala, a outra faz o papel de segurador, controlando a corda de seu parceiro.
Normalmente, as vias são alteradas todos os dias, "para não ficar monótono e permitir que o escalador supere sempre novos desafios", argumentam os professores. Também existem vias que permanecem por muito tempo, aquelas que são um verdadeiro martírio para se chegar ao topo, por isso todos querem vencê-las. O grau de dificuldade varia de acordo com a inclinação da parede, distância das agarras, posição e tamanho das mesmas.
"A escalada esportiva é uma busca constante de seus próprios limites, de auto-superação, inclusive muito recomendada por terapeutas a pessoas que querem se livrar de fobias", "Se existe algum lugar para se perder o medo, com segurança, é escalando. Alguns alunos ao chegar a uma determinada altura da parede tinham medo de se soltar e ficarem pendurados por uma corda mas, como sempre acontece, superaram e hoje choram de alegria, pois conseguiram chegar ao topo", "Escalar é romper barreiras internas com segurança, é mostrar a você mesmo que é capaz de enfrentar o medo e atingir a última agarra, é ter o privilégio de ver paisagens e o pôr-do-sol que muitos não viram, é se sentir próximo a Deus", afirmam os professores.

BOULDERING
Modalidade de escalada radicalmente atlética. Atinge os mais altos graus de dificuldade técnica entre todas as formas de escalada, com poucos movimentos, mas muito difíceis, do tipo, colocar o pé esquerdo na orelha esquerda para alcançar a agarra mais alta. Um problema de bouldering consiste num único lance, extremamente difícil, que é escalado sem corda, sempre a poucos metros do chão. As quedas são normais e fazem parte do jogo. Embora o escalador possa ferir o tornozelo se cair de mau jeito, a modalidade é bastante segura; é improvável que aconteça um acidente grave em boulder. Ao praticar bouldering, é recomendável remover as pedras soltas do chão e ter sempre alguém por perto, de prontidão, para equilibrar o escalador caso ele venha a cair, evitando que caia de mau jeito.

DIFERENÇAS
Alpinismo - escalada em gelo, com equipamentos diferentes da escalada em rocha.Escalada em rocha - escalada em pedras, montanhas, falésias.Escalada esportiva indoor - escalada em paredes altas, negativas, verticais ou positivas, em ginásios ou academias, com agarras fabricadas em resinas. Feita em dupla, um controla a corda do outro que sobe, dando-lhe segurança.Escalada em boulder - escalada em rocha ou ginásio. Os movimentos são extremamente difíceis e exigem conhecimento técnico. Essa prática é realizada sozinho, porque o escalador fica sempre próximo ao chão (paredes baixas).

MELHOR DESEMPENHO
A pergunta da maioria dos escaladores de hoje é, "o que fazer para melhorar meu desempenho?" Não estamos falando de assíduos escaladores ou atletas de competição, mas sim do esportista que treina ou se diverte com a escalada uma ou duas vezes por semana. Então, como criar uma rotina de treinamento para alguém que se propõe a escalar eventualmente? Alguns princípios básicos são obedecidos pelas academias e ginásios.
Primeiro, logicamente, quem dispõe de dois dias na semana terá um melhor rendimento do que aqueles que têm apenas um, mas, para ambos os casos, uma rotina mínima pode ajudar.
Tenha em mente que antes de qualquer teoria ou técnica de treino, a escalada deve ser divertida e agradável, por isso se a qualquer momento você sentir que está chato, ou não se sente bem em cumprir a rotina num determinado dia, fique em casa. Como disse o grande escalador alemão, Wolfgand Gullich: "o melhor da escalada é que não há regras, não há limites ou quadras, e que, ao final da via, não há público, nem palmas. Será apenas você e sua conquista".

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Na escalada indoor, é importante que se use roupas largas e confortáveis, que possibilitem total movimentação de todos os membros.

MOSQUETÃO: É uma peça metálica, em formato de elo, com uma parte móvel (lingüeta) que se fecha com a ação de uma mola interna. São construídos com ligas de alumínio ou aço e suportam tensões, que variam de 20 a 30 kN (Quilo Newtons) em média. Existem mosquetões sem trava e com trava, que impedem uma abertura acidental. São fabricados em vários formatos, cada um com uma aplicação específica.

CADEIRINHA(ARNÊS / BOUDRIER): Serve basicamente para sustentar o praticante durante a escalada. A função da cadeirinha é unir o escalador com a corda, proporcionando conforto e segurança. Deve ser confortável a ponto de não impedir a liberdade de movimentos. A cadeirinha irá distribuir a força de choque pelo corpo em caso de queda do escalador.

MAGNÉSIO: O carbonato de magnésio é um pó branco, levado num saquinho preso na cintura do escalador. O magnésio é utilizado para absorver o suor das mãos, mantendo-as secas e, conseqüentemente, mais aderentes.

SAPATILHA: A sapatilha oferece maior sensibilidade aos pés e é feita de uma borracha especial, que adere com maior facilidade às pedras.

CORDA E FREIO: A corda, que é ajustada ao freio e ao cinto-cadeirinha, serve para sustentar a pessoa durante a escalada. Ela é acoplada ao mosquetão. O freio serve para controlar a descida do escalador