quarta-feira, 11 de julho de 2007

Rapel negativo, muita adrenalina!!

terça-feira, 10 de julho de 2007


Waldemar Niclevicz pela segunda vez no alto do Monte Everest, a maior montanha do mundo (8.848m), no dia 2 de junho de 2005, escalada realizada junto com Irivan Gustavo Burda, autor da foto.

Sobre o Waldemar Niclevicz

Embora eu tenha nascido em Foz do Iguaçu, bem longe das montanhas, acabei me tornando um alpinista de uma maneira natural.
Até os meus doze anos vivia com os pés no chão, subia em árvores, brincava na barranca dos rios e saía sempre para pescar e caçar com o meu pai.
Mudamos então para Curitiba, eu perdi minha floresta, meus rios, mas logo descobri um novo paraíso, a Serra do Mar do Paraná. Comecei a caminhar, a acampar e, aos poucos, ter as primeiras noções do que é o montanhismo.
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.
Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino.
Não parei mais de viajar. Mas para viver viajando era preciso dinheiro, assim comecei a trabalhar numa pequena fábrica de mochilas em Curitiba e, nos fim de semana, guiava grupos de turistas para as montanhas e para as cavernas, nessas alturas, 1987, já havia feito cursos de Alpinismo e de Espeleologia, e estava preste a me formar em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Meu trabalho não me dava muito dinheiro, mas sim entusiasmo suficiente para juntar um pouco mais do que cem dólares e viajar um mês pela Cordilheira dos Andes (haja espírito de aventura, e isso nunca me faltou). E foi assim, dormindo em banco de praças, viajando de ônibus ou de carona, sempre com uma mochila bem pesada nas costas, que fui buscando as montanhas e me tornando um alpinista.
Após a minha primeira grande escalada, a do Aconcágua (Argentina - fevereiro de 1988), outras montanhas foram marcando a minha vida, entre elas o Ojos del Salado (Chile), o Illimani (Bolívia), o Huascaran (Peru), o Chimborazo (Equador), o Matterhorn (Suíça/Itália), o Mont Blanc (França/Itália), o Elbrus (Rússia), o Kilimanjaro (Tanzânia), o Vinson (Antártida), o Mc Kinley (Alasca), o Carstensz (Nova Guiné); o Shisha Pangma (Tibete), o Cho Oyo (Tibete) o Gasherbrum (Paquistão), o Lhotse (Nepal), o El Capitan (USA), a Trango Tower (Paquistão), o Mont Cook (Nova Zelândia), o Totem Pole (Tasmânia), o Gunnbjørns Fjeld (Groenlândia), mas nenhuma dessas montanhas foi tão importante para mim quanto o Everest ou quanto o K2.
Hoje posso me considerar um alpinista profissional, pois estou conseguindo realizar belos e importantes projetos em várias montanhas ao redor do mundo. Também venho fazendo muito sucesso realizando palestras motivacionais para empresas.
Moro em Curitiba, vivo nas montanhas, sou feliz.


Currículo resumido de Waldemar Niclevicz:

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest (duas vezes), o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).
Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).
Em seus livros “Tudo pelo Everest”, “Everest, o diário de uma vitória” e “Everest, Sagarmatha, Chomolungma”, bem como em seus vídeos “Everest, a conquista brasileira” e “Um sonho chamado K2”, é possível descobrir um ser humano preocupado com o mais profundo sentimento da existência humana. Niclevicz busca, além do inigualável sabor da vitória, um contato íntimo com a natureza, com as culturas e povos que habitam o planeta.
O alpinista, fotógrafo e escritor, já ministrou mais de 400 palestras motivacionais para grandes empresas, entre elas O Boticário, Volkswagen, Petrobrás, Nestlé, Tam, Globocabo, Banco do Brasil, Compaq, Companhia Vale do Rio Doce, Gerdau, Tim, Parmalat, Unibanco e Brasil Telecom. Niclevicz enfoca em suas palestras temas como superação de desafios, planejamento estratégico, gerenciamento de riscos e espírito de equipe.
Graças ao seu entusiasmo e elevado nível técnico, continua elevando a Bandeira Brasileira aos pontos mais altos do mundo, dando exemplo de disciplina, dedicação e perseverança, o que o destaca como um dos mais completos alpinistas da atualidade.

Contato, livros, vídeos e palestras:
tel (41) 3225-4447, fax (41) 3225-2774.
E-mail:
waldemar@niclevicz.com.br
Site: www.niclevicz.com.br
Correspondência Rua Tibagi, 294, conj 1801. 80060-110 Curitiba PR

Feitos notáveis na carreira de Waldemar Niclevicz,
em ordem cronológica:
Escalou o Aconcágua (6.959m), a maior montanha das Américas, em solitário, em fevereiro de 1998.

1º Brasileiro a escalar o Ojos del Salado (6.864m), a maior montanha do Chile, em solitário, em fevereiro de 1989.

1º Brasileiro a escalar em solitário o Huascaran (6.768m), a maior montanha do Peru, em agosto de 1989.

1º Brasileiro a escalar em solitário o Chimborazo (6.310m), a maior montanha do Equador, em agosto de 1989.

1º Brasileiro a escalar em solitário o Matterhorn (4.484m), a maior montanha da Suíça, a segunda maior dos Alpes, em agosto de 1991.

1º Brasileiro a escalar em solitário o Mont Blanc (4.807m), a maior montanha dos Alpes Europeus, em agosto de 1991.

1º Brasileiro a tentar escalar o Everest (8.848m), a maior montanha do mundo, junto com uma expedição francesa, chegou em solitário até os 8.504m, no dia 4 de outubro de 1991.

1º Brasileiro a escalar o Everest (8.848m), a maior montanha do mundo, junto com o compatriota Mozart Catão, no dia 14 de maio de 1995.

1º Brasileiro a escalar o Elbrus (5.642m), a maior montanha da Europa, em solitário, em julho de 1996.

1º Brasileiro a escalar o Vinson (4.897m), a maior montanha da Antártida, junto com o americano Dave Hann, em dezembro de 1996.

1º Brasileiro a escalar o Sajama (6.542m), a maior montanha da Bolívia, em solitário, em abril de 1997.

1º Brasileiro a escalar em solitário o Mc Kynley (6.194m), a maior montanha da América do Norte, em maio de 1997.

1º Brasileiro a escalar o Carstensz (4.884m), a maior montanha da Oceania, em solitário, em setembro de 1997.

1º Brasileiro a completar os Sete Cumes do Mundo, a escalada da maior montanha de cada um dos continentes, a saber: Aconcágua (América do Sul), Mc Kinley (América do Norte), Vinson (Antártida), Kilimanjaro (África), Elbrus (Europa), Carstensz (Oceania) e Everest (Ásia), projeto completado em setembro de 1997.

1º Brasileiro a escalar o Shisha Pangma (8.046m), a 13ª maior montanha do mundo, junto com o italiano Abele Blanc, em maio de 1998.

2º Brasileiro a escalar o Cho Oyo (8.201m), a 7ª maior montanha do mundo, junto com o italiano Abele Blanc, em maio de 1998.

1º Brasileiro a escalar o Gasherbrum (8.035m), a 14ª maior montanha do mundo, junto com o italiano Abele Blanc, em julho de 1999.

Escalou o Pico da Neblina (3.014m), a maior montanha do Brasil, junto com militares do Exército Brasileiro, em abril de 2000.

1º Brasileiro a escalar o K2 (8.611m), a segunda maior montanha do mundo, considerada a mais difícil de todas, junto com o italiano Abele Blanc, em julho de 2000.

Escalou o El Capitan, um dos mais famosos paredões de rocha do mundo, com 900m de altura, situado no Yosemite, EUA, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda e equipe, em maio de 2001.

1º Brasileiro a escalar a Trango Tower, a maior torre de granito do mundo, com um paredão vertical de 1.500m, situada no Paquistão, junto com os compatriotas Irivan Gustavo Burda e Marcelo Santos, em junho de 2001.

Escalou o Half Dome, montanha símbolo do Parque Nacional do Yosemite, paredão com 600m de altura, EUA, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, em junho de 2002.

1º Brasileiro a escalar o Lhotse, a 4ª maior montanha do mundo, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, em outubro de 2002.

1º Brasileiro a escalar o San Valentin (4.058m), a maior montanha da Patagônia, junto com o compatriota Renato Kalinowski, em fevereiro de 2004.

1º Brasileiro a escalar pela segunda vez o Everest (8.848m), a maior montanha do mundo, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, no dia 2 de junho de 2005.

1º Brasileiro a escalar os Montes Cook (3.763m) e Tasman (3.497m), as maiores montanhas da Nova Zelândia, junto com o australiano Marty Bear, em janeiro de 2006.

1º Brasileiro a escalar o Totem Pole, famoso pilar de rocha com 65m de altura e 3m de largura que surge do mar ao sul da Tasmânia, junto com o australiano Lee Cossey, em janeiro de 2006.

1º Brasileiro a escalar o Gunnbjorns (3.693) e o Dome (3.682m), as maiores montanhas do Ártico, situadas na Groenlândia, junto com o britânico Mark Thomas, em abril de 2006.

Honrarias recebidas por Waldemar Niclevicz:

“Bacharel em Turismo”
Diploma conferido pela Universidade Federal do Paraná,
Curitiba, em 1990.

“Moção Honrosa”
Emitida pela Câmara Municipal de Curitiba, em 1993.

“Sócio Honorário do Clube Excursionista Light”
Diploma conferido pelo C.E.L. no Rio de Janeiro, em 1994.

“Moção Honrosa”
Emitida pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, em 1995.

“Cavalheiro da Boca Maldita da Lapa”
Comenda conferida pela Sociedade Civil Boca Maldita,
Lapa PR, em 1996.

“Sócio Honorário do Centro Excursionista Brasileiro”
Título conferido pelo C.E.B. no Rio de Janeiro, em 1998.

“Sócio Benemérito do Clube Paranaense de Montanhismo”
Título conferido pelo C.P.M., Curitiba, em 1998.

“Membro Honorário da União dos Escoteiros do Brasil”
Diploma concedido pela U.E.B, Grupo Escoteiro Positivo,
Curitiba, em 1999.

“Atleticano do Século”
Título conferido pela Confraria Esquadrão da Torcida Atleticana,
Curitiba, em 1999.

“Mérito Esportivo”
Distinção honorífica emitida pela Câmara Municipal de Curitiba, em 2000.

“Medalha Cruz de Valor – Grau Ouro”
Concedida pela União Brasileira dos Escoteiros do Brasil,
Curitiba, em 2000.

“Amigo do Esporte do Paraná”
Distinção honorífica emitida pela Câmara Municipal de Curitiba, em 2001.

“Cidade de Curitiba”
Prêmio emitido pela Câmara Municipal de Curitiba, em 2001.

“Cidadão Honorário de Curitiba”
Título emitido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, em 2001.

“Atleticano Notável”
Título conferido pela Confraria Esquadrão da Torcida Atleticana,
Curitiba, em 2001.

“Cavalheiro da Boca Maldita de Curitiba”
Comenda conferida pela Sociedade Civil Boca Maldita, Curitiba,
em 2002.

"Turma Waldemar Niclevicz"
Nome de turma escolhido por 220 formandos de Administração de Empresas da FAE Business School, Curitiba, em 2003.

"Troféu Imprensa do Paraná"
Troféu conferido pela International Press, em Curitiba, em 2003.

"Votos de Louvor"
Outorgado pela Câmara Municipal de Curitiba, pelos serviços prestados a União dos Escoteiros do Brasil e à juventude brasileira, em 2004.

“Pinhão de Ouro”
Comenda conferida pela assembléia Legislativa do Paraná,
Curitiba, em 2005.

“Comendador da Ordem da Saga Caetana”
Grau conferido pela Ordem da Saga Caetana, Caiobá, PR, em 2005.

“Cidadão Benemérito do Estado do Paraná”
Título concedido pelo Governo do Estado do Paraná,
Curitiba, em 2005.

“Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu”
Título emitido pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, em 2005.

*Retirado do site do Waldemar,

www.niclevicz.com.br