quinta-feira, 21 de junho de 2007

RAPEL

RAPEL
Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante que deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis.
Atividade praticada essencialmente em grupo onde cada integrante deve se preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente. Vale dizer que quando os pés têm contato com a parede durante a descida utiliza-se as técnicas de Rapel em Positivo. Do contrário, quando praticado em vãos livres onde não há contato dos pés com a parede, a técnica é de Rapel em Negativo. Para cada técnica é possível realizar algumas manobras como saltos, giros e descidas de ponta-cabeça.

EQUIPAMENTO
São utilizados diversos equipamentos diferentes para cada necessidade sendo preciso estar atento a cada detalhe, revendo todos os pontos sempre.
Existem equipamentos voltados para a amarração ou ancoragem da corda de descida como os mosquetões, as fitas tubulares e as ancoragens backup's. Entre os equipamentos individuais básicos estão a cadeirinha, mosquetão, oito e capacete. Normalmente são utilizados equipamentos importados com certificação de segurança internacional, porém existem similares que possuem qualidade e certificação confiáveis.
Este conjunto adapta-se ao corpo na altura da cintura com conforto e depois de conectados à corda e travados, permitem ao praticante uma descida com velocidade controlada, sem esforço maior, utilizando o atrito entre o oito (um tipo de descensor) e a corda controlando por uma das mãos a passagem da corda pelo sistema. Não requer força, apenas determinação, um pouco de coragem e técnica sendo necessária uma formação antecipada de forma a evitar acidentes trágicos e fatais. Quem cai (por não saber utilizar corretamente os equipamentos) só cai uma vez!
As descidas devem ser monitoradas por um monitor(Segurança) no lançamento e durante a descida por outro, cuidando da segurança lá embaixo. Ele segura a ponta da corda e caso necessário a estica provocando o travamento no sistema conectado colaborando com o praticante em caso de alguma dificuldade.
É uma atividade segura que deve ser praticada com muita atenção aos princípios de segurança.

Sigam essas regras e liberem a adrenalina!!

Boas descidas!!

Nenhum comentário: